Agricultura de Precisão
Agricultura Convencional
As técnicas convencionais de agricultura, tem como princípio básico a adição de insumos de maneira uniforme, ou seja, aplicando insumos a taxas iguais em toda a área. Por exemplo, aplicando a mesma formulação de adubo em todos os talhões da propriedade, sem que as particularidades de cada área sejam levadas em consideração. Entretanto, essa prática pode levar a prejuízos financeiros ao produtor, pelo uso em excesso de insumos, que ao mesmo tempo pode representar um problema ambiental.
Agricultura de Precisão é um conjunto de técnicas que torna possível a análise precisa e localizada dos cultivos, bem como o seu gerenciamento, utilizando o Sistema de Posicionamento Global (GPS), Imagens de satélite, Drones e Sensores; que possibilitam a aplicação dos insumos a taxas variáveis e forma de localizada.
Sabendo-se da variabilidade físico-química dos solos, pode-se otimizar a aplicação dos insumos, fornecendo as quantidade que são de fato necessárias em cada área. Os insumos nesse caso vão desde adubos e corretivos até defensivos e água aplicada via irrigação.
A Nexus AgroAmbiente oferece os seguintes serviços em Agricultura de Precisão:
Por meio de sensores no campo, imagens de satélite, previsão de tempo e computação em nuvem, monitoramos plantações em tempo real para ajudar produtores rurais a tomarem decisões mais precisas no campo. Como resultado, é possível reduzir custos, economizar água e aumentar a produtividade da lavoura.
Os mapas de fertilidade são utilizados para aplicação de fertilizantes de acordo com as necessidades das culturas. Isso leva a um melhor aproveitamento e otimização do uso de fertilizantes e outros insumos. Trazendo maior retorno econômico para o produtor rural na forma de maior produção, redução de custos ou ambos.
O NDVI é a sigla em inglês para Normalized Difference Vegetation Index, ou seja, é o índice de vegetação por diferença normalizada. Em termos simples, o NDVI é uma medida da saúde das plantas com base em como uma planta reflete a luz (geralmente a luz solar) em frequências específicas.
Com imagens de alta resolução à disposição, captadas tanto por satélites como por drones, o produtor tem condições de acompanhar com mais assertividade o índice vegetativo de sua lavoura, otimizando o controle de pragas e doenças.